Quarentena: O que volta a funcionar a partir desta segunda-feira em Campo Grande


O prefeito Marquinhos Trad anunciou como deverá funcionar a reabertura de determinados estabelecimentos

Amanda Rodrigues

Alguns estabelecimentos já poderão voltar a funcionar
Reprodução/EnfoqueMS
Tendo um total atualizado de 43 casos confirmadas na Capital, e notando uma queda na identificação do vírus na capital, o Prefeito Marquinhos Trad anunciou, por meio de uma live no Facebook nesta sexta-feira (3), quais estabelecimentos poderão abrir a partir de segunda-feira (6), contudo todos eles com protocolos de segurança para a não proliferação do vírus na cidade.

O comércio volta a funcionar a partir de segunda-feira (6), com todos os decretos estabelecidos. São eles: lotação máxima de 30% da capacidade normal do estabelecimento; É indicado turnos de trabalho para entrada e saída de funcionários , para que não haja circulação de muitas pessoas dentro de um mesmo lugar; determinar a distância de 1 metro e meio com identificação no piso, aonde pode haver filas e em questão dos atendimentos pessoais; É expressamente proibida a permanência de funcionários com mais de 60 anos,  grávidas e pessoas de risco para a covid-19.

O horário determinado de funcionamento do centro é das 9 horas às 16h30 até segunda ordem, por conta disso as ruas do comércio irão contar com 1500 agentes de saúde para fazer o monitoramento destas regras impostas para a reabertura. A partir do momento que houver uma crescente do número de infectados na capital, o comércio fechará novamente as portas imediatamente.

O transporte coletivo também volta a funcionar na capital, das 7 horas às 21:30 horas apenas com passageiros sentados, seguindo a determinação de proteção, com uso de máscaras e luvas se possível, terão rotas de bairros diretamente para o centro, evitando assim aglomerações nos terminais de ônibus,  é possível consultar as rotas através do site do Consórcio Guaicurus.

Clubes Sociais, escolas, universidades, casas de shows e as academias permanecem fechados, sem possibilidade nenhuma de abrir até então. A rodoviária também não abre, mantendo o fechamento por mais 15 dias.

As feiras livres, shoppings, salões de cabeleireiro, barbearias e também o camelódromo, está sendo organizado uma reunião, para proposta de funcionamento dos tais, dependendo de uma proposta apresentada, visando a segurança da população, será anunciado nos próximos dias a reabertura ou não destes locais, que até então permanecendo fechados.

Diante destes decretos, o prefeito afirma que sempre irá visar pela saúde dos campo-grandenses, independendo da economia. “O objetivo maior é salvar vidas, pois não há economia sem vida” afirmou o Prefeito na transmissão.

Para mais informações e dúvidas sobre o decreto: (67) 4042-1323 (Horário de funcionamento das 8 horas às 12 horas/13 horas às 18 horas).
Tags