Evento promoveu uma reflexão sobre formação profissional, inserção no mercado e o papel institucional da OAB na trajetória dos futuros advogados.
Por Douglas Vieira e João Rosseti
Na noite desta terça-feira (10), o curso de Direito da Uniderp realizou uma Aula Magna no auditório do bloco 7, com a presença do advogado e presidente da ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) Bitto Pereira. O encontro teve como tema central "Futuro da Advocacia: Empreendedorismo e o papel da OAB'' e reuniu acadêmicos, professores e profissionais da área jurídica.
Larissa Brandão (esquerda) docente na Uniderp e Conselheira Estadual da OAB/MS, Bitto Pereira, (ao centro) presidente da OAB/MS, Karina Campos (direita) coordenadora do curso de direito.
Em entrevista ao Unifolha, Pereira destacou sua ligação com a instituição e o significado de retornar a Uniderp.
"É uma honra estar aqui. tenho boas memórias, fui professor desta casa e voltar é motivo de alegria. Recebi o convite da professora Larissa Brandão para falar dessa paixão que nos une: a advocacia", afirmou.
O presidente da OAB/MS ressaltou a necessidade dos acadêmicos pensarem além da formação tradicional, considerando o impacto das novas ferramentas no exercício da profissão.
" O futuro da advocacia depende de como o mercado se apresenta e de como pensamos, empreendedorismo, inteligência artificial e novas tecnologias. É fundamental que os acadêmicos tenham essa visão de futuro", explicou.
"Sou um presidente da OAB que gosta de propagar o otimismo".
Questionado sobre as dificuldades enfrentadas na carreira, Pereira reconheceu os desafios, sobretudo para quem está iniciando, mas enfatizou uma postura otimista diante do cenário.
" A advocacia é uma profissão de desafios, principalmente no começo, até que você se posicione no mercado. Mas eu acredito que quem se dedica, estuda e aprimora seus conhecimentos sempre terá espaço. Gosto de propagar o otimismo: há espaço para todos na advocacia".
Acadêmicos de Direito lotaram o auditório do bloco 7
Em sua mensagem final aos estudantes, o presidente destacou a importância da vivencia universitária.
"Aproveitem o tempo de faculdade para estudar, absorver conhecimento, debater e perguntar aos professores. Esses anos são fundamentais para a formação de cada advogado e advogada. Continuem se aprimorando sempre, mas valorizem essa etapa que é decisiva na carreira", aconselhou.
A Aula Magna foi marcada pela troca de experiências entre acadêmicos, docentes e o palestrante, reforçando o compromisso da Uniderp em oferecer espaços de dialogo sobre os rumos da advocacia e o papel transformados da educação jurídica.