Alimentação em período de quarentena


Por que as pessoas sentem mais fome quando ficam em casa por muito tempo?

Amanda Rodrigues

Alimentos ricos em açúcar
podem levar a problemas de saúde
Reprodução/Uol
Não é de hoje que dizeres como: “Muito tempo em casa, só nos faz comer mais”, isso é dito muito em período de férias, mas hoje em dia, não estamos em férias, e sim em casa, para combater um vírus que se alastrou pelo mundo todo, o coronavírus.

Com escolas fechadas, comércio, shoppings e outros lugares sem abrir, as pessoas têm ficado dentro casa 24 horas. Algumas fazem o home office, que é o trabalho em casa, já outras não tem esse meio de levar o trabalho para casa, e passam muito tempo sem fazer atividade nenhuma.

Na visão da nutricionista Danielle Torres, passando por este isolamento social as pessoas tendem a ficar mais estressadas, passando por mudanças hormonais, e com isso a pessoa tende a querer comer mais açúcar, alimentos processados e derivados.

“A pessoa come um alimento desse, que é pobre em nutrientes e alto valor calórico, por isso não se sente satisfeita, com isso aumenta a gordura corporal, e essa gordura, tende a deixar a pessoa inflamada, e essa inflamação leva uma resistência à insulina, e acontece o aumento de peso, que acaba prejudicando o corpo em geral, podendo desenvolver sim uma pré diabete que leva a outras complicações cardiovasculares” explica Danielle.

Ela também dá dicas de como isso pode ser evitado, e como ser mais saudável em tempo de isolamento físico. “Tudo começa na hora das compras de casa, se você não comprar, aquelas bolachas recheadas, lanches processados, biscoitos, esses pequenos lanches com alta densidade calórica, cheio de conservantes, não são saudáveis, então não tem por que trazer esse tipo de alimento para dentro da sua casa. Na hora que você for as compras, compre mais frutas, que podem ser lanches rápidos, assim quando bater aquela fome repentina você tem em casa a fruta e não a bolacha recheada”.

Daniella completa com uma dica que usa em casa e que pode ser muito útil. “Em minha casa, onde moro com outras pessoas, quando acontece de ter algo como guloseimas, balas, biscoitos, deixamos dentro de um pode de vidro fechado, na parte de baixo do armário, pois deixa o acesso ao alimento mais difícil, ter que abaixar, abrir o armário, depois o pote, então é mais difícil o acesso para comer esse tipo de alimento” sugere a nutricionista.

É importante salientar que não existe uma dieta que previne o coronavírus, mas com alimentação correta podemos melhorar nosso sistema imunológico, e permanecer saudável em tempos de isolamento dentro de casa, podendo levar isso para um estilo de vida até depois desse período de quarentena, permanecendo saudável.
Tags