Confirmadas as primeiras mortes por Covid-19 na capital


Ambas as vítimas sofriam de doenças crônicas

Amanda Rodrigues

Reprodução/Internet
Na manhã dessa segunda-feira (13) foi emitida a pela Secretária Municipal de Saúde uma nota confirmando as duas primeiras mortes por coronavírus em Campo Grande. As vítimas são duas mulheres de idosas, 71 e 63 anos de idade, a mais velha tinha uma doença crônica e infecção urinária, ela faleceu na madrugada deste domingo (12), e estava internada no Hospital Regional Rosa Pedrossian.

A vítima deu entrada no Centro Regional de Saúde do bairro Tiradentes, no período da tarde neste domingo (12), aonde alegou que estava com os sintomas de coronavírus há 12 dias, queixando-se de falta de ar e dificuldade de respirar, falta de apetite e febre. Conforme a agravação destes sintomas, foi transferida para o hospital regional, aonde veio a falecer.

A segunda vítima do vírus, de 63 anos estava internada no hospital da Unimed, faleceu no começo desta manhã de segunda-feira (13), ela fazia tratamento em virtude de um câncer de mama. Os dois casos, são de pessoas idosas e já com problemas sérios de saúde, ou doença crônica.

Na manhã dessa segunda-feira (13) a capital tinha registro de 54 casos confirmados da doença e 32 casos suspeitos. Um total de nove pacientes estão internados em hospitais, sendo cinco na UTI, três na enfermagem, e uma em unidade semi-intensiva, onde necessitam de um cuidado maior, sete em isolamento domiciliar e 38 pacientes cumprindo o período de quarentena sem os sintomas, até o momento. 

Para contribuir na ajuda ao combate, a Secretaria de Estado de Saúde colocou para funcionar o Drive-Thru Coronavírus, onde as pessoas que apresentarem os sintomas deve contatar um telefone, e informar o que está sentindo no momento, se for identificado os sintomas do vírus, a equipe de saúde irá preencher um formulário interno e a consulta é agendada no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, entre a rua 14 de julho com a Sete de setembro.

O atendimento funciona como um Drive-thru comum, a pessoa não sai do carro e os testes são feitos ali mesmo. É recomendável a pessoa com os sintomas ir sozinha, mas caso precise ser acompanhada, por exemplo um idosos ou crianças, a consulta será feita de forma ágil e rápida e segura não demorando mais que 20 minutos, evitando assim muito tempo com mais uma pessoa ao lado. Em casos mais extremos, o Corpo de Bombeiros irá até a vítima. Este serviço precisou ser usado sete vezes até agora.

O exame é encaminhado para o Laboratório da UFMS, onde levará de 24 a 48 horas para a emissão do resultado, e não é necessário que o paciente vá buscar o resultado, pois é possível conferir através do site da Secretaria de Estado de Saúde.

Até o momento, foram adquiridos cinco mil testes RT e mais três mil do Ministério de Saúde. Mais de 2,5 mil pessoas utilizaram o serviço do Dique Dúvidas Coronavírus, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, que conta com 12 médicos e 10 atendentes sendo monitorados por esses médico.
Atendimento para o Drive-Thru - Disk Covid: (67) 3311-6262.
Tags