Decreto da Prefeitura permite que comércio funcione até as 19 horas


O horário foi estendido para evitar aglomerações

Paulo Ramos

Reprodução/PMCG
Foi assinado pelo prefeito Marquinhos Trad na segunda-feira (13) o decreto que estende o funcionamento do comércio na capital, durante o período de quarentena. Com a nova decisão, os comerciantes poderão trabalhar das 9h às 19h a partir dessa terça-feira (14). 

Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito, desde o dia 6 de abril, o varejo funcionava das 9h às 16h30. O aumento de 2h30 veio para ajudar a evitar aglomerações de pessoas e reduzir a lotação do transporte público.

Para a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) o horário estendido veio com objetivo de evitar aglomerações e pode ser uma boa alternativa para o consumidor. Porém, os empresários devem tomar muito cuidado para evitar o aumento de custo de folha, ou que fiquem mais tempo aberto do que o necessário.

Segundo o presidente da instituição, Adelaido Luiz, isso pode provocar um endividamento maior na folha de pagamento. “Isso tem que ser tratado com muita calma por parte dos lojistas, pois isso pode fazer com que o dono do estabelecimento gaste mais com mão de obra. Consecutivamente, tenha um custo adicional maior, provocando o fechamento deste estabelecimento” explicou.

Já em relação a outras atividades de serviço como lojas de construção, salões de beleza, consultórios médicos, os estabelecimentos poderão abrir das 8h até as 21h. Farmácias, mercados, padarias, centrais de abastecimentos, postos combustíveis (serviços considerados essenciais) não terão limitação de horário.

Segundo a prefeitura, a fiscalização vai continuar. A Vigilância Sanitária, Semadur e a Guarda Civil vão monitorar as aglomerações e os estabelecimentos para garantir que as medidas de biossegurança sejam respeitadas.