Máscaras caseiras são aliadas no combate ao novo coronavírus


O ministro da saúde dá dicas e recomendações de como fazer a sua máscara caseira

Johnny Gomes

Reprodução/Internet
Com os números do novo coronavírus (covid-19) aumentando em todo país, gerou uma corrida aos pontos de venda de máscaras cirúrgicas, que estão sendo usadas na intenção de prevenir o contágio pela doença. O que acabou gerando um desabastecimento no mercado e o produto chega a faltar em alguns hospitais no país como é o caso do Hospital Regional em Campo Grande (MS) que está promovendo uma campanha para arrecadar as mascaras que são equipamento de proteção individual para os que trabalham na linha de frente contra o novo vírus.

Com isso surgiu, no país, a necessidade da fabricação caseira de máscaras, atitude que foi recomendada até mesmo pelo ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, que na tarde de domingo (5) publicou em seu Twitter um vídeo sobre o uso de máscaras como medida de proteção para pessoas comuns. Ele ainda escreveu, em nome do ministério, que estão “trabalhando para regularizar a disponibilização de máscaras de proteção”, mas que todos os brasileiros poderiam ajudar seguindo as instruções do vídeo.

No vídeo o ministro dá recomendações para a fabricação caseira, a pessoa que decidir fazê-la deve alguns padrões, para que a máscara tenha eficácia. O produto deve ser feito a partir de um modelo já usado nos hospitais, com dupla camada de tecido em algodão, tricoline ou outros produtos têxteis e deve cobrir a boca e nariz.

E além da fabricação e do uso correto é também muito importante o descarte do item para não tonar a máscara um objeto de contaminação. Deve se colocar a máscara em um saco resistente e bem fechado, não jogar a máscara usada no recipiente de lixo reciclável e caso a pessoa esteja na rua, retirar a máscara e colocá-la em um saco plástico bem fechado. Logo em seguida, jogar o material em uma lixeira comum.

E caso a máscara seja feita em material lavável para reutilização as dicas são as seguintes: Ao chegar em casa coloque a máscara em água sanitária, esfregue e enxague em água corrente e coloque para secar. Quando estiver seca passe a ferro e coloque em saco plástico para ser usada novamente. O passo a passo com mais detalhes dos cuidados com as máscaras caseiras podem ser encontrados no site do Ministério da Saúde.

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

No site do Ministério da Saúde você pode encontrar tutorial de como fazer uma máscara caseira a partir de uma camiseta. Importante lembrar que o uso da máscara não dispensa outros cuidados em relação ao vírus.