A ação destacou a importância de reconhecer os sinais de sofrimento emocional e de buscar apoio profissional, reforçando que cuidar da mente também faz parte do bem-estar no trabalho
Colaboradores da Uniderp que participaram da ação
Por Angelica Sigarini
Nesta semana, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Uniderp promoveu uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, voltada aos colaboradores da instituição. A iniciativa teve como objetivo valorizar a saúde mental e incentivar o cuidado emocional no dia a dia. A equipe percorreu os diversos setores da universidade.
A visita aproximou os colaboradores, que receberam folders explicativos, esclareceram dúvidas e refletiram sobre a importância de buscar apoio em momentos de dificuldade, além de mostrar instruções práticas sobre saúde mental, abordando como identificar sinais de sofrimento emocional, formas de autocuidado e canais de apoio psicológico disponíveis na universidade.
“Essas ações e materiais ajudam a reforçar que cada colaborador é prioridade e que buscar ajuda é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo. A ação do SESMT contribuiu não apenas para a disseminação de informações, mas também para fortalecer a cultura de prevenção e apoio mútuo, alinhada ao propósito maior do Setembro Amarelo: salvar vidas por meio da conscientização e da empatia.”, destacou Sandra Barcelos, técnica em enfermagem do trabalho SESMT.
Colaboradores que receberam a visita da equipe do SESMT destacaram o impacto positivo da ação. “Gostaria de parabenizar a iniciativa em promover, de forma tão próxima, a campanha Setembro Amarelo. Essa ação não apenas trouxe à tona um tema de extrema relevância, como também demonstrou cuidado e empatia com todos os colegas de trabalho”, ressaltou Vanessa Couto, coordenadora da Clínica Veterinária.
A colaboradora Nathallye Mesquita também enfatizou a importância do momento:
“Hoje foi um dia repleto de informação e sentimentos. Fomos acolhidos por abraços e carinho, e esse acolhimento é uma forma de salvar vidas, construir redes de apoio e mostrar que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho. É muito significativo perceber que a instituição se preocupa conosco, não apenas com o trabalho, mas também com o nosso bem-estar emocional.”
Mais do que levar informação, a proposta foi lembrar que ninguém precisa enfrentar as dificuldades sozinho, há caminhos de escuta, acolhimento e apoio disponíveis para quem precisa.
Para mais informações e agendamentos, acesse o site da Uniderp ou entre em contato com o setor de Psicologia da universidade.

.png)

.png)