Egresso da Uniderp abre terceira temporada do Comunica Podcast e destaca desafios do empreendedorismo

Fabio Sarzi, sócio da Abaetê Comunicação, fala sobre a evolução do jornalismo e a importância de foco e dedicação para empreender



Por Douglas Vieira

O Comunica Podcast lançou sua terceira temporada com um episódio especial que conta com a participação de Fabio Sarzi, egresso da Uniderp e sócio fundador da Abaetê Comunicação, agência responsável por iniciativas como o Abaecast e o portal Informe Popular. Fabio compartilhou suas experiências na comunicação e no empreendedorismo durante uma conversa rica em insights.


Ao relembrar sua passagem pela universidade, Fabio destaca a importância dos professores que o acompanharam. “Quando se fala em 18 anos de carreira, são 18 anos de muito aprendizado e muita coisa boa, as experiências são da forma que têm que ser. Me formei em 2005, morei um ano na Inglaterra e, quando retornei, abri a Abaetê. São 20 anos de formação e 18 de agência. De lá para cá, muita coisa mudou na forma como se faz jornalismo e também como se comunica”, explicou.


Sobre o universo das agências de comunicação, o empreendedor ressalta que “empreender é fundamental. É preciso abranger todas as áreas e levar uma informação que complemente os diversos setores da comunicação, como assessoria de imprensa, relações públicas, entre outras.”


Fabio também aponta os desafios do setor: “Existem peculiaridades e pontos que precisamos observar, pois a comunicação trabalha muito com expectativa. Saber atender e satisfazer essa expectativa do cliente faz muita diferença na prestação de serviço. O que você fala que oferece, você tem que realmente entregar.”


Ao falar sobre empreendedorismo, ele alerta para a dedicação necessária. “Se você quer trabalhar das oito às dezoito horas com duas horas de almoço, o empreendedorismo não é para você. Para conseguir mais clientes, dedicação e tempo são fundamentais.”


Um dos destaques de sua carreira foi a campanha publicitária que valorizou a classe médica de Mato Grosso do Sul em um momento de ameaça de paralisação geral. A estratégia mostrou que, apesar da crise, em um posto de saúde da capital o quadro de profissionais dobrou. “Isso mostrou não só para a população, mas também para o poder público, que se valorizando os médicos, a classe não sofre. A campanha trouxe um resultado muito positivo.”


Por fim, Fabio deixou uma mensagem aos acadêmicos da Uniderp: “Não se distraiam. Se esse é o seu foco, olhe para a meta e para o objetivo, qualificando-se e se aperfeiçoando, mas sem distrações. Hoje é fácil se distrair com tantas oportunidades que podem desviar você do seu caminho. E como sempre falamos: nada é mais divertido que o seu melhor sorriso. Obtenha seu melhor sorriso e você levará de forma satisfatória aquilo que precisa.”