Evento transforma a passarela em espaço de respeito, expressão e valorização cultural
Por Kaio Henrique
Diversidade em foco: a passarela reuniu modelos com diferentes corpos e condições no Bocaiuva Moda Inclusiva | Foto: Kaio Henrique |
O Shopping Norte e Sul foi palco do Bocaiuva Moda Inclusiva, que é um evento cultural e de moda que tem como objetivo promover a diversidade, a representatividade e a inclusão social por meio da passarela. A iniciativa valoriza diferentes corpos, condições e estilos, além de incentivar a criatividade e a sustentabilidade entre estilistas e modelos. Na passarela, formada por modelos com síndrome de down, plus size, uso de próteses, cadeirantes e deficientes visuais, trazendo a importância e representatividade nesse universo.
Durante a noite, o público acompanhou um desfile marcado por muita inovação. Um dos pontos altos foi a premiação dos melhores looks, que valorizou tanto a criatividade quanto a cultura de nossos estilistas.
A Modelo Plus Size Talita Vieira de Almeida que participou do evento, destacou em seu depoimento a importância da representatividade plus size e da inclusão na moda: “Durante todos esses anos, participei de grandes desfiles renomados e, na maioria das vezes, eu era a única modelo plus ou, no máximo, dividia a passarela com mais uma entre muitas modelos magras. Mas, ontem foi diferente, pois estava em um shopping com um grande público”.
| Modelo Plus Size Talita Vieira de Almeida | Foto: Kaio Henrique |
Já a Raphaela Amorim, modelo e influencer Plus Size, destaca que o evento mostra que a moda pode ser fashion e sustentável, indo além do fast fashion e do consumismo: “O Why Not by Gugliato tem a parte dos low fashion, que é o upcycle com jeans, então ele mostra a parte de sustentabilidade, que você está na moda, está fashion, acompanha tendências e ainda assim está fazendo a parte de sustentabilidade, pensando no meio ambiente”.
| A modelo e influenciadora plus size Raphaela Amorim | Foto: Kaio Henrique |
Contudo, o estilista que conquistou o segundo lugar, Will O Criativo, falou sobre sua criação que conquistou o pódio da Moda Inclusiva: “Essa peça foi idealizada e construída em um mês e meio em 6 mãos, foi quase toda bordada a mão. Independente de ser primeiro, 2 ou 3 lugar, o evento foi muito bacana premiar os três de forma igualitária, isso só prova o quão inclusivos eles são e receber essa honra é um baita incentivo para a gente não desistir”
criada em parceria e desenvolvida em um mês e meio |
Além da experiência na passarela, o evento promoveu vendas de peças autorais, oferecendo ao público a oportunidade de adquirir coleções exclusivas e incentivar o trabalho dos estilistas. Muito mais que um desfile, o Bocaiuva Moda Inclusiva mostrou que a moda pode e deve ser um espaço de expressão, inclusão e respeito.
