F1: Nos Estados Unidos, Verstappen reage e reaquece a disputa pelo título

Holandês vence Sprint e corrida principal em Austin e diminui a vantagem de Piastri na reta final da temporada


Foto: Dustin Safranek

Por Alisson Lacerda

O Grande Prêmio dos Estados Unidos teve um protagonista claro: Max Verstappen. No Circuito das Américas, em Austin, o piloto da Red Bull venceu a corrida Sprint de sábado (18) e confirmou o domínio ao vencer também na corrida principal no domingo (19). Com o resultado, reduziu para 40 pontos a diferença em relação ao líder do campeonato, Oscar Piastri (McLaren).

Sprint: caos na McLaren e caminho livre para Verstappen 

Na Sprint, Verstappen largou na pole, seguido por Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren. Logo na primeira volta, os dois companheiros se tocaram e provocaram uma batida que também envolveu Fernando Alonso (Aston Martin). O incidente tirou os três da disputa e deixou o caminho livre para Verstappen, que liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada à frente de George Russell e Carlos Sainz Jr., completando um pódio tranquilo.
 
Top 5 – Corrida Sprint (Austin):
1º — Max Verstappen (Red Bull)
2º — George Russell (Mercedes)
3º — Carlos Sainz Jr. (Williams)
4º — Lewis Hamilton (Ferrari)
5º — Charles Leclerc (Ferrari)
 
O resultado rendeu oito pontos ao tetracampeão, enquanto os pilotos da McLaren não pontuaram, permitindo a Verstappen se aproximar ainda mais na classificação.

Corrida principal: vitória sem sustos e mais pressão no campeonato

No domingo, o roteiro se repetiu. Verstappen largou bem, controlou o ritmo e venceu o GP dos EUA de ponta a ponta. Lando Norris se recuperou do abandono na Sprint e terminou em segundo, com Charles Leclerc completando o pódio. Lewis Hamilton e Oscar Piastri fecharam o top 5.
 
Top 5 – Corrida Principal (Austin):
1º — Max Verstappen (Red Bull)
2º — Lando Norris (McLaren)
3º — Charles Leclerc (Ferrari)
4º — Lewis Hamilton (Ferrari)
5º — Oscar Piastri (McLaren)

Lando Norris, Max Vertappen e Charles Leclerc no pódio, após o fim da corrida principal 
 (Foto por XPB images)


Com o desempenho consistente, Verstappen somou 25 pontos na corrida principal e 33 no total do fim de semana, voltando de vez à disputa pelo campeonato. O resultado marcou sua 6ª vitória (contando com a sprint) na temporada e reforçou o bom momento da Red Bull nas etapas finais.
 
Classificação do Mundial de Pilotos
 
Com cinco etapas restantes, a luta pelo título está em aberto. Oscar Piastri segue líder, mas vê a vantagem diminuir rapidamente, com Verstappen surgindo como o principal adversário da McLaren.
 
1º — Oscar Piastri (McLaren) – 346 pontos
2º — Lando Norris (McLaren) – 332 pontos
3º — Max Verstappen (Red Bull) – 306 pontos