Fotojornalista premiado compartilhou experiências de carreira e destacou a fotografia como elemento essencial na construção da notícia
Atuando desde 2015, Maluf se consolidou como uma das principais referências em fotojornalismo em Mato Grosso do Sul, acumulando prêmios locais, nacionais e internacionais. Recentemente, conquistou o 1º e o 2º lugar no SebraeJor MS, na categoria Fotojornalismo.
Em entrevista ao Unifolha, o repórter fotográfico contou
como iniciou na profissão. “Eu acho que o fotojornalismo me escolheu. Eu era o
pior aluno de fotografia, mas foi uma escolha feliz, que favoreceu mais a mim
do que ao fotojornalismo”, disse.
No início da carreira, Maluf contou que tinha resistência em
cobrir pautas políticas, mas que, com o tempo, passou a enxergar essa editoria
de outra forma. “Todas as editorias me atraíram no sentido fotográfico, menos a
política. Eu aprendi a gostar depois que entendi o cenário. É necessário ter
contexto para fotografar e descobri que não gostava porque não entendia de
política. Hoje não sou especialista, mas consigo analisar, pelo menos, o
cenário regional”, afirmou.
Questionado sobre pautas marcantes, o fotojornalista disse não ter uma específica, mas destacou a dificuldade em lidar com temas delicados. “Toda vez que são pautas relacionadas a crianças ou abusos, mexe muito comigo. Prefiro não lembrar desse tipo de cobertura”, contou.
Ao relembrar o tempo em que foi aluno da Uniderp, Maluf ressaltou o papel da universidade em sua formação profissional e pessoal. “Aqui pra mim foi como a minha segunda casa. Eu aprendi muita coisa, pois os professores aqui são como uma família, eles te acolhem de uma maneira muito especial, como se fosse um filho. Um exemplo disso foi o que aconteceu comigo, de eu não ser um bom aluno de fotografia e de repente retomar tudo isso do zero de novo. Então eu construí um vínculo com o professor, e isso tinha muito aqui na Uniderp.”
Com uma trajetória marcada por sensibilidade, dedicação e olhar atento, Marcos Maluf inspira novos profissionais a irem além da técnica, mostrando que o verdadeiro fotojornalismo está em unir emoção e responsabilidade na hora de contar histórias por meio da imagem.


