Ídolo do Flamengo, Zico fala sobre liderança em palestra no Empreendfest 2025, em Campo Grande

 O Maior Jogador da História do Flamengo deu uma palestra com o tema: “O papel do líder: desafios e oportunidades”

 


 Por Alisson Lacerda e João Rosseti



Na última quarta-feira (1º), Zico esteve em Campo Grande como um dos principais palestrantes do Sebrae Empreendfest 2025. O ex-jogador tem uma vasta história no futebol nacional e mundial, com passagens marcantes pelo Flamengo, Udinese, Kashima Antlers e pela Seleção Brasileira.

 

 

Ídolo do Flamengo, Zico é um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Conquistou títulos como a Libertadores e o Mundial de 1981, pelo o Flamengo e teve passagens marcantes pela Udinese, da Itália, e pelo Kashima Antlers, do Japão. Pela Seleção Brasileira, marcou 48 gols em 71 jogos e ficou conhecido pela precisão nas cobranças de falta, sua principal marca.

 

Zico destaca a importância de ser um líder
(Foto por João Rosseti)


Durante o evento, Zico concedeu entrevista coletiva, na qual destacou a importância da liderança dentro e fora dos gramados. “Eu acho que, desde que seja uma coisa natural, que aconteça por algo que venha de dentro de você, uma capacidade que você possa evoluir e melhorar. A função do líder é sempre fazer o que tem de melhor para sua equipe, procurar estar atento a tudo que está acontecendo e manter uma boa coordenação com todos que participam dela. Então, alguns nascem com esse dom e outros vão aprimorando.”

 


Além disso, comentou sobre a SAF (Sociedade Anônima de Futebol) e sua importância no futebol. “Eu sempre fui a favor. Quando fui secretário de Esporte da Presidência da República, nós colocamos um projeto que permitia aos clubes se tornarem empresa na área profissional, na área do futebol somente, não o clube.”

 


Zico também criticou SAFs que, segundo ele, deixam de lado a história das equipes. “O que eu acho que acontece com as SAFs é que é muito fácil você chegar daqui pra frente. E o passado do clube? E aqueles que trabalharam bastante e têm problemas a serem resolvidos? Então, quem está começando com a SAF hoje não está querendo resolver os problemas do clube, problemas anteriores que são sérios e que o Flamengo resolveu em 2012. O Flamengo resolveu todos os problemas que tinha anteriormente.”

 

Em palestra Zico pontua o que faz de alguém um verdadeiro líder
(Foto por Alisson Lacerda)


Em seguida, Zico subiu ao palco para palestrar e definiu que ser líder é ter autoridade para comandar e coordenar pessoas. “O líder é quem tem autoridade para comandar ou coordenar outros. Pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e o comportamento.”

 

Logo depois, afirmou que é fundamental para um líder inspirar e orientar. “Eu acho que liderança é isso: inspirar alguém. As situações que a gente vive devem ser passadas para as pessoas que estão sendo lideradas. Tem que saber orientar em todos os sentidos, em todas as áreas e principalmente depois de me tornar técnico, quando tive que tomar certas decisões. Estive 10 anos como treinador e tive grande influência nessa questão de orientação.”

 

Zico ainda destacou a importância dos irmãos para o desenvolvimento da própria carreira. “Tive o privilégio de poder aprender desde cedo. Na minha casa, meus irmãos já enfrentavam as dificuldades do futebol. Tive companheiros que me orientavam e treinadores que me ajudaram muito.”

 

Durante a palestra, o ex-jogador compartilhou histórias de sua trajetória para exemplificar momentos em que precisou exercer a liderança dentro e fora de campo. No encerramento, Zico distribuiu bolas autografadas ao público, formado em grande parte por torcedores do Flamengo, que acompanharam tudo com entusiasmo.